Searching...
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

"Petrobras é patrimônio dos brasileiros e tucanos não conseguirão privatizá-la", afirma Pedro Uczai


O deputado Pedro Uczai (PT-SC) ocupou a Tribuna nesta quinta-feira (25), no espaço para  comunicação de liderança reservado à Bancada do PT na Câmara, para lamentar a decisão do Senado  que aprovou projeto do tucano José Serra (SP) que retira a obrigatoriedade legal de participação da Petrobras nos campos do pré-sal.

“Lamentavelmente, a decisão do Senado de abrir a possibilidade de o pré-sal ser explorado por empresas estrangeiras não vai só roubar a nossa riqueza. Isso é pouco. Eles (os tucanos) querem roubar a ciência e a tecnologia de águas profundas de uma empresa estatal brasileira de mais de 60 anos. ”, disse.

De acordo com Pedro Uczai, o debate da crise política a partir da Operação Lava-Jato tinha como objetivo combater a corrupção em qualquer lugar que ela esteja. “E nós temos esse caminho e essa defesa”. Em relação à Petrobras, acrescentou o parlamentar do PT, além do combate a atividades ilícitas,  era preciso  definir a estratégia e o futuro da empresa.

“E eu denunciava  nesta Tribuna que os tucanos não estavam preocupados em combater a corrupção. Eles não estão! Eles fizeram a privataria tucana, desmontaram este País e o privatizaram. A Vale do Rio Doce foi privatizada por 3 bilhões e 275 milhões de reais e, em 45 dias, foi consumida para pagamento de juros e serviço da dívida.  Agora, junto com a Shell, porque não há empresa nacional, junto com os entreguistas brasileiros, aqueles que querem entregar aos estrangeiros, é explícito o discurso dos tucanos para privatizar a Petrobras,  vender o patrimônio do povo brasileiro, destruir essa história que vem desde a década de 1950”, ressaltou o deputado do PT.

Com indignação, Pedro Uczai afirmou que os tucanos estão sem argumento, pelas tragédias sociais que produziram ao longo dos seus governos. “Eles (tucanos ) não têm argumento, porque, quando deixaram o governo para o Presidente Lula, havia 40 milhões de brasileiros passando fome neste País, não tinham comida para se manter com dignidade.  Eles precisam falar de sítio, porque o Presidente Lula criou universidades públicas federais, enquanto os tucanos queriam privatizar. Eles não têm argumento diante do legado do Presidente Lula nas políticas sociais, nas políticas de inclusão, nas políticas que produziram emprego e distribuição de renda neste País”, enfatizou.

O tucanato, afirmou o deputado Pedro Uczai, na sua experiência administrativa, foi o governo que mais destruiu o patrimônio brasileiro com a privataria. “Agora, ele investe com o golpe contra a democracia, porque perdeu quatro vezes e está com medo, não da Dilma, mas de que o ex-Presidente Lula volte em 2018 e ganhe as eleições novamente. Querem dar golpe na democracia. Querem dar golpe nos 54 milhões de brasileiros que construíram a vitória da democracia. Você pode ter críticas ao governo, você pode ter críticas à Presidenta Dilma, mas você pode e deve defender a Constituição e a democracia”, disse.

“O espetáculo que fizeram esta semana em relação ao marqueteiro, que  é um empresário do setor de marketing, começa e vai continuar a diminuir, até virar cinzas nos próximos anos. Aí, vão explicar o quê? Vão falar o quê? Que os recursos da campanha da Presidenta Dilma não têm nenhuma relação com os de João Santana, porque foram legais e aprovados, inclusive, pelo TSE. Eles precisam construir um espetáculo junto com a grande mídia, incitando o golpe. Não vão conseguir. Portanto, fora golpistas!”, enfatizou o parlamentar petista.

Pedro Uczai reafirmou que a Petrobras é patrimônio dos brasileiros e que os tucanos não conseguirão privatiza-la. “A Petrobras vai sair dessa sem ser privatizada, sem ser vendida, como quer  o receituário neoliberal, fracassado na América Latina, fracassado na Europa, fracassado nos Estados Unidos e fracassado no Brasil. Vamos dar um passo a mais em relação à Petrobras e não vamos entregá-la, porque o povo brasileiro não vai deixar. Esse patrimônio é nosso, é do povo brasileiro. Nós vamos superar esses problemas, essas dificuldades, retomando o crescimento e as oportunidades de trabalho e de estudo, para que se viva melhor neste País. Não é a conjuntura econômica e política que estamos vivendo que vai tirar do nosso horizonte a defesa do nosso Brasil, a defesa da nossa riqueza”, finalizou o deputado petista.


Fonte:
Com informações de Agências e PT na Camara.

1 comentários:

  1. Vocês petistas são burros assim mesmo ou é fingimento para se fazer de vitima. Vamos por partes- Deixa eu ver se entendi: Vocês praticamente quebraram a maior empresa do Brasil que deve hoje cerca de R$ 500 bilhões, fizeram um propinoduto ligando ao cofre do partido e ainda querem que a petrobrás participe de todas as explorações do pré sal? Com que dinheiro? a sua presidanta passa a madrugada cagando dolares. Seus Tolos, esse petroleo tem que ser retirado o mais rapido possível,pois é uma energia ultrapassada,a queda do preço do barril não é sazonal é uma tendencia. Em menos de uma década grande parte dos veiculos na Europa e Japão já estarão rodando com eletricidade ou hidrogênio,segundo a honda 2/3 de sua produção.Com a entrada de outras empresas e os Royalties dá para tentar recuperar a empresa(sem o PT no governo é claro).Esse petroleo vai parecer aquelas pessoas que guardavam dinheiro em baixo do colchão e muito tempo depois descobre que o que guardou não compra mais nada.A conta é simples, ou abre a exploração ou o petróleo vai ficar lá embaixo,entendam trouxas, petróleo só é riqueza quando chega a superficie, sem exploração é uma ficção para tolos.

    ResponderExcluir