Searching...
domingo, 17 de maio de 2015

Bohn Gass repudia trabalho escravo em data da abolição da escravatura


O deputado Bohn Gass (PT-RS)  saudou em plenário o dia 13 de maio, data oficial da abolição da escravatura no Brasil. “Mas devo fazer um registro fundamental: 13 de maio foi a vitória da luta de Zumbi, não um favor dos senhores brancos”, lembrou.

Entretanto, lamentou o deputado que a escravidão não acabou. “Depois de 127 anos de esta Câmara ter aprovado a Lei Áurea (votada aqui em 12 de maio de 1888) alguns números ainda nos envergonham”.

Ele ilustrou que de 1995 a 2014, 48.068 pessoas ainda estavam vivendo em condições análogas à escravidão em nosso país.  “Sejamos justos, foi o governo FHC quem deu os primeiros passos no sentido de acabar com esta chaga. Mas, como em tudo, o governo tucano fez pouco. Nos 8 anos de Fernando Henrique, 5.893 trabalhadores que eram tratados como escravos foram retirados desta condição desumana. Já nos 12 anos de Lula e Dilma, este número saltou para 42.175 resgates”, ilustrou. Foram 736 no governo tucano e 3.514 nos governos do PT.

“Então, reconhecendo o mérito do governo tucano de ter dado início ao combate ao trabalho escravo, devo dizer aos senhores e às senhoras, que este combate só se tornou efetivo nos nossos governos”, afirmou Bohn Gass.

O deputado disse ainda que em 13 de maio só resta “repudiar com toda a nossa força e coragem, qualquer forma de trabalho ou condição humana degradante e que diferencie um ser humano do outro, seja pela cor da sua pele, pela classe social ou pela condição econômica”, finalizou.

Assessoria Parlamentar





Fonte: http://ptnacamara.org.br/index.php/inicio/noticias/item/22687-bohn-gass-repudia-trabalho-escravo-em-data-da-abolicao-da-escravatura

0 comentários:

Postar um comentário