Searching...
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Remuneração dos profissionais do programa Mais Médicos terá reajuste


Portaria dos Ministérios da Saúde e Educação publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União reajusta de R$ 10 mil para R$ 10.513,01 o valor da bolsa-formação paga a profissionais do programa Mais Médicos.

Ainda de acordo com o texto, a bolsa poderá ser paga pelo prazo máximo de 36 meses e entra em vigor hoje com efeitos financeiros a contar da competência de janeiro deste ano.

Na semana passada, o Ministério da Saúde lançou um edital para ampliar o programa. O novo edital abrange 1.500 municípios, dos quais 424 ainda não participavam da iniciativa.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar atendimento para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal pretende sanar o gargalo da falta da presença médica para a população.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, os 4 mil cubanos fazem parte dos 5.479 profissionais de diferentes países contratados no processo de recrutamento para o Mais Médicos e entre os que também estão 1.078 brasileiros.

 








Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/257349-1

0 comentários:

Postar um comentário